Coletivo Vila Nova



Coletivo Vila Nova


Aos poucos e com muita emoção vamos voltando. Agora em 2023, mais do que nunca, existe uma necessidade de pensar no coletivo, na diversidade, nos problemas de um mundo fragmentado. Faz escuro mas eu canto foi o tema da 34a Bienal. E como devemos cantar? A certeza é que precisamos cantar, nos fortalecer pra poder continuar. Porque a manhã vai chegar... Nosso coletivo está com programação intensa para este ano. Um turbilhão de ideias envolvendo nosso bairro. Vamos com tudo... Eventos simultâneos, interesses comuns, amigos da Vila Nova que se preocupam com saúde, educação e dias melhores!    

                

Nossos projetos visam reunir condições para ações sociais e culturais, com parceiros que investem na educação e no desenvolvimento da qualidade de vida do bairro.

Apoiamos o comércio local, consumo consciente, cuidados com o meio-ambiente, bem-estar e saúde. Depois de muitos anos aqui na Vila Nova reunimos pessoas com os mesmos interesses. O mais gratificante é saber que construímos boas relações e pudemos investir em uma ideia tão impactante como a  Elephant Parade São Paulo. Uma oportunidade rara pra quem se preocupa com questões ambientais, sociais e culturais.



Até o momento nossas entidades beneficiadas foram:

1) Instituto Irmãos Campana

Evento Pintando um futuro brilhante!! Com a Elephant Parade.

2) Mão Branca Associação A. Idoso

Exposição "Na Memória".

3) Instituto Quimioterapia e Beleza

Exposição " La vie en Rose"


O Elefante e a inspiração por trás dele.

Pintando o “museu vivo” e participando da elephant parade São Paulo, juntamos todas as condições para informar, divertir e satisfazer os visitantes do nosso Centro de Estudos!!!

Nosso desenho " Panorama na Vila " representa um arquivo de nossa memória com fragmentos selecionados de acordo com nossa visão da história da arte. Uma homenagem aos grandes mestres da arte e à história do MAM que nos fez crescer.

Símbolos, ícones, fragmentos e referências usadas em nosso desenho:

Logo Bienal, Obra de Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Athos Bulcão, Tenreiro, Mira Schendel, Páez Vilaro, Rubem Valentim, Picasso e Clóvis Graciano.
Oscar Niemeyer, Louise Bourgeois, Beatriz Milhazes, Damien Hirst e Regina Silveira, Volpi, Arlindo Daibert  e Vermeer.
                                  










2) Mão Branca Associação A. Idoso

Exposição "Na Memória"






 
Aqui nós vivemos e amadurecemos...  É, crescemos!


Ciça acompanhou de perto a trajetória da arte moderna e a difícil virada para a arte
Contemporânea, enquanto sua avó era diretora do MAM em SP. 
Participou deste ambiente e assim cresceu seu interesse pela produção artística brasileira.
Sua visão e percepção sobre os trabalhos de artistas modernos, resultaram no aperfeiçoamento de uma técnica própria de reprodução em pintura. Proprietária da Torre de Papel livraria e papelaria, um lugar mágico. “Pequena livraria, diferente de tantas outras que já frequentei. É a menor, mas a mais atraente. Se lá não sou cliente, que serei? Que o diga a Ciça , sempre sorridente. Jamais esquece o leve café quente. É um milagre de sobrevivência. Parece loja de benemerência” 

Texto de Rodrigo Araês e Araken



A história da arte está estampada nas paredes de nossa Casa, entre amigos e clientes que se sentem atraídos e acolhidos pela sua simplicidade e generosidade. Hoje Ciça consegue criar imagens guardadas em sua memória e faz uma homenagem aos grandes mestres da pintura moderna.



3) Instituto Quimioterapia e Beleza - Outubro Rosa






Telas doadas ao Instituto Quimioterapia e Beleza




Intervenção
 artística na Vila Nova






 
LET’S PAINT A BRIGHTER FUTURE!

O grafite fazendo parte da identidade de  São Paulo.
Vamos pintar um futuro brilhante!!! #urbanopop 











Em 2016... Um lugar para respirar arte na Vila Nova Conceição


Post Imob Negócios Imobiliários

A qualidade de vida de um bairro não se mede apenas pela segurança e conforto dos imóveis. Uma vida cultural ativa é fundamental para desfrutar de tudo o que a Vila Nova Conceição pode oferecer. Por isso, um lugar como a URBANOPOP traz para os moradores algo muito importante para qualquer bairro: a arte




Localizada no coração da região, a loja funciona como um espaço cultural completo. Mais do que comercializar produtos, a ideia da URBANOPOP é ser um local de apreciação de obras, objetos artísticos e livros, o que é complementado com um charmoso restaurante.
A dona do espaço, Lúcia Mendes, observa o papel importante que a loja desempenha na região. “Funcionamos como um centro de pesquisas, para preservar e divulgar a arte e torná-la acessível. Não esperamos que nosso cliente apenas consuma, e sim que leve algo para fazer parte da sua história.” A URBANOPOP surgiu em 1991 e desde então ocupa o mesmo endereço, conquistando a confiança dos moradores e buscando manter sempre viva a memória do bairro.
Para Lúcia, a arte é uma forma de expressão que deve transmitir algum tipo de mensagem. Por isso, a principal proposta é promover a arte e um conhecimento maior sobre os artistas e os movimentos ao qual pertencem. “Atualmente em São Paulo, muitos artistas estão envolvidos em projetos sociais com trabalhos inusitados e bastante criativos. Vejo no grafite, por exemplo, um espaço para esses artistas, unindo arte e ativismo. Isso é uma grande conquista da arte brasileira, que merece ser divulgada e preservada.”
Endereço: Rua Baltazar da Veiga, 114, Vila Nova Conceição
Urbanopop Arte & Espaço Escultural café

Escutar e sentir que esse nosso espaço é um portal, que tem um ótimo astral e que se trata de uma casa “uterina”... É muito bom! 

"Todos os que aqui estão, trabalhando ou frequentando o lugar, tem colaborado muito pra que ainda possamos existir no meio de tanta confusão"

Todos serão acolhidos e todos serão bem vindos – SEMPRE 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mural de Eduardo Kobra

Clube dos artistas 1945

Acervo Diná nos anos 80